Conheça a Malásia > Dicas da Malásia
Dicas da Malásia
Dicas da Malásia
Nesta seção você pode encontrar algumas dicas que podem ser úteis para o seu intercâmbio na Malásia.

Aeroportos internacionais: Kuala Lumpur International Airport, Kota Kinabalu International Airport, Penang International Airport, Kuching International Airport, Senai International Airport, Langkawi International Airport, Malacca International Airport e Miri Airport.

Localização: Sudeste Asiático, próximo à Cingapura, Tailândia e Indonésia

Fuso horário: 11h a mais que o Brasil

Taxi: não é a melhor alternativa para locomoção em grandes cidades, dado a grande diversidade de meios de transporte com preços mais em conta. De igual modo, o valor dos taxímetros e tarifas fixas não difere tanto em relação ao que se tem no Brasil. Recomenda-se a utilização de aplicativos de transporte remunerado privado como o Uber, que são bem mais econômicos em comparação com o taxi.

Transporte na Malásia: A Malásia é um país dividido em duas partes: uma, onde está a capital e as cidades mais importantes, fica na península malaia e faz fronteira com a Tailândia. A outra fica na ilha de Bornéu. O deslocamento entre as duas partes só pode ser feito de avião e para isso a Air Asia tem ótimas promoções. A Malásia também tem um bom sistema ferroviário, ótimas rodovias e ônibus muito confortáveis.

Transporte Público: as grandes cidades são atendidas por uma rede que inclui metrô, trens de superfície, monotrilhos, trens de alta velocidade e ônibus. Tudo funciona de forma integrada e muito fácil de usar.

Dirigir na Malásia: para dirigir na Malásia, é obrigatório ter uma habilitação local ou uma habilitação internacional. Uma habilitação estrangeira pode ser utilizada se a mesma for aprovada pelo Departamento de Transportes Rodoviários. Em algumas ocasiões, dependendo do país de origem, também é possível dirigir durante os primeiros três meses com uma carteira nacional. A gasolina é consideravelmente barata. Neste país, conduz-se do lado direito, tal como no Reino Unido ou no Japão.

Leis sobre fumo: na Malásia, as regras que proíbem fumo em locais fechados são bem rígidas. Não é permitido fumar em locais fechados e em algumas ruas. Por consequência, o país compartilha com o Qatar a taxa de mortalidade mais baixa de doenças respiratórias, o que pode ser explicado pelas fortes restrições ao tabaco.

Consumo de álcool: consumir bebidas alcoólicas na Malásia não é uma tarefa fácil, visto que a maioria dos estabelecimentos não vende bebidas alcoólicas em função das leis que taxam o produto, quando vendem é a preços muito altos.

Segurança: A Malásia é uma país bastante seguro e com leis bastante rígidas.

Vacinas: para o brasileiro entrar no país é exigido o comprovante de vacina contra febre amarela.

Voltagem: o padrão na Malásia é de 240 Volts.

Sistema de saúde: tem um sistema de saúde com padrões extremamente altos. O Sistema de Saúde da Malásia oferece cobertura acessível e disponível para os moradores locais e expatriados. Para estudantes é preciso adquirir um seguro saúde privado.

Clima: Equatorial, úmido e quente durante todo o ano

Temperaturas no Verão: 21°C to 32°C, Inverno 15°C to 25°C. Há ocorrência de monções (chuvas fortes). Existem duas estações de chuvas fortes, uma entre Novembro e Fevereiro e outra entre Abril e Outubro, com tempestades ocasionais.

Comida: os malaios consomem muito arroz, frango e pimenta. Prepare-se para sentir o gosto picante da sua culinária.

Cultura: Apesar de ser um país com alto número de muçulmanos, as leis da Malásia permitem que outras religiões e crenças sejam praticadas em paz e harmonia. Deve-se respeitar os costumes e algumas legislações que são diversas das brasileiras. Não são comuns, na Malásia, manifestações públicas de afeto entre casais, que sequer caminham abraçados ou de mãos dadas. costume vigente na Ásia Oriental, de modo geral, é o de tirar-se os sapatos para entrar na residência de um habitante local. Nos estados predominantemente muçulmanos, como Kelantan e Terengganu, é aconselhável adotar um vestuário discreto, evitando-se roupas curtas e decotes, principalmente próximo aos locais de culto e praias.

Durante o mês santo do Ramadã, muçulmanos jejuam do nascer ao pôr do sol. Comer, beber, fumar, tocar música alta e dançar em locais públicos (fora dos horários apropriados) é punível por lei, inclusive para os não-muçulmanos. As datas exatas do Ramadã seguem um calendário lunar e mudam a cada ano. A legislação anti-drogas da Malásia é muito severa e pune, inclusive, a posse para consumo próprio.

Confira
Graduação em Segurança Digital
Graduação em Segurança Digital
12 Meses de Graduação + 04 Semanas de Acomodação
Com permissão de trabalho
US$ 7.800,00
Consulte parcelamento
Fique por dentro
Assine nossa news e receba promoções e novidades sobre Intercâmbio para a Malásia em seu e-mail.
Siga-nos no Facebook


Solicite seu orçamento

Solicite seu orçamento